terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Viva la revolución!

Clique aqui e acredite se quiser. Sim, Fidel Castro já foi ator, e na velha Hollywood (e sim, Hollywood fica nos EUA, a nação demoníaca). Estava lendo sobre a renúncia do barbudão e encontrei este post no Ilustrada no Cinema. Isso tudo me fez lembrar dos filmes que eu já assisti que se passam em Cuba.

Morango e Chocolate é um excelente longa vencedor de vários prêmios internacionais, e, mais importante, foi um dos primeiros filmes a vencer a barreira pós-revolução e atingir outros países. Aborda o relacionamento conflitante e opositor de dois jovens, David, um entusiasta da revolução e Diego, um homossexual que sofre constantes discriminações impostas por seu país. O filme mostra um pouco do cotidiano dos cubanos e não só questões política puramente. Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (!) e venceu o Urso de Ouro em Berlim. Recomendadíssimo.

Muito embora Antes do Anoitecer não tenha sido filmado em Cuba e seja quase todo falado em inglês, pode-se dizer que retrata bem o cotidiano do poeta cubano Reinaldo Arenas. O filme mostra a vida e obra do poeta e a repressão que sofreu por parte do regime cubano, por ser um artista de pensamento livre e homossexual. Javier Bardem é sempre sinal de boas interpretações, obviamente, e neste filme não é diferente. Ele foi indicado para vários prêmios, inclusive o Oscar, e recebeu o do Festival de Veneza. Johnny Depp está excelente como um travesti.

Buena Vista Social Club é uma escolha óbvia, eu sei. Mas o filme é maravilhoso em sua simplicidade. É tocante ver todos aqueles velhinhos com uma dedicação quase sacerdotal à música cubana. Quase todos vivendo uma vida muito simples e cheia de restrições, mas tudo isso desaparecendo quando sobem ao palco. Emocionante. Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2000.

Surplus é um documentário sueco, somente parte dele é passado em Cuba, mas mesmo assim é muito interessante. Aborda questões do capitalismo e consumo, tudo isso com uma edição frenética e música eletrônica, um formato muito interessante. Uma das melhores cenas é a de uma jovem cubana falando de seu sonho de ir aos Estados Unidos e provar um Big Mac.

Alguém lembra de mais algum? Não vale Miami Vice!

6 comentários:

Anônimo disse...

Antes do Amanhecer é ótimo, Javier Bardem está sensacional.
Os outros não vi nenhum.

Daniell disse...

Recomendo muito Morango e Chocolate! Buena Vista idem... ah, recomendo todos.

Unknown disse...

Gostei de sua seleção "made in Cuba", especialmente dos filmes "Antes do Amanhecer", que conta a vida de Reinaldo Arenas e "Buena Vista Social Club". Acho que também é porque só vi estes dois, hehehe. o primero vale pela atuação arrasadora de Bardem, o segundo para admirar a força da música sobre as pessoas, mesmo envelhecidas.
Não vale "Miami Vice", foi ótimo, hahaha. Morri de rir.

Rodrigo Fernandes disse...

Só assiti Buena vista e o achei fantastico.. tbm tinha lidoessa materia no blog da folha... fala sério, o teu passado te condena, ahaaha...
Abraços

Kamila disse...

Dos filmes citados, só assisti ao documentário "Buena Vista Social Club", que é sensacional. Sempre quis assistir "Antes do Anoitecer", mas nunca encontrei o filme disponível.

Unknown disse...

Nossa lendo esse blog me lembrei que vi "Morango e Chocolate" filme lindo que fez pensar muito quando vi... conseguir relaciona-lo muito com o marxismo... Parabens...