Meu pai sempre diz, até hoje, que o videocassete vai matar o cinema e o dvd seria apenas o último prego do caixão. Nessa última sexta-feira achei que ele provavelmente estaria certo. Quando entrei na locadora para garantir meu final de semana, não pude deixar de ficar extremamente surpreso de ver o cartaz do novo 'Tartarugas Ninjas'. Parece que foi ontem que esse filme estava em cartaz. Eu, que não vi o filme, estava disposto a esperar pelo menos uns seis meses antes de assiti-lo.
Normalmente eu vou ao cinema uma vez por semana (ah, triste vida). Mas sempre dou um jeito de assistir os filmes do momento, os grandes blockbusters ou os filmes que me interessam de uma forma mais particular. Entretanto, não é raro que um ou outro me escape, mais recentemente, por exemplo, perdi Duro de Matar 4.0. A questão é: filmes grandes demoram mais para sair em dvd, mas a média é de 7 ou 8 meses no máximo. Os estúdios maiores sabem que dilatando o tempo entre o lançamento nos cinemas e o de dvd, eles conseguem uma arrecadação maior nas salas de cinema. Os estúdios menores e pequenas distribuidoras já não pensam assim, ainda mais depois do advento do dvd, quando as pessoas realmente passaram a adquirir um filme para ter em casa, algo que não acontecia com tanta frequência com o vhs. Quanto mais rápido eles lançam em dvd mais eles aproveitam a campanha de marketing dos cinemas, quando a imagem do filme ainda está quentinha nos consumidores.
O Pablo Vilaça contou, num curso que fiz com ele, que Sociedade dos Poetas Mortos ficou quase um ano em cartaz aqui em BH (!). E depois demorou séculos para aparecer em vhs. Imagine a arrecadação disso? Mas um outro fator ainda influencia no lançamento relâmpago: tentar inibir a pirataria. Mas o que não dá para entender são as estratégias de filmes como Death Proof, do Tarantino, que chegam em dvd nos EUA antes mesmo de estreiarem aqui na jaculândia. Tem alguém, além do Buda, que goste de esperar tanto tempo assim para assistir um filme? É lógico que ele vai aparecer na versão 'la garantia soy jo' rapidamente. E os estúdios imaginam que lançando dvds mais rapidamente coibirão a pirataria...santa ingenuidade.
Esse post foi motivado pelo blog do Renato Machado
4 comentários:
Aeeee!!!!XD
Piratas do Caribe 3 já saiu em DVD?
Não acredito q perdi ele no cinema...
aeeeeeeeeee! Entao vc realmente registrou esse domínio! Doido!!! Viva o monolito, (ou monólito, segundo o Priberam.pt), viva ainda que mineral!
E ingênuidade eh proproproparoxítona!
doeh!
Postar um comentário