sexta-feira, 14 de março de 2008

10.000 AC


Olha, eu tentei. Foi mal Roland Emmerich, mas eu tentei. Eu juro que entrei no cinema com o espírito preparado para um filme de ação com efeitos especiais. Nem mais nem menos, não esperava, por exemplo, por uma aguda análise do espírito humano na aurora da civilização. Nada disso. Só queria um bom filme de ação. E o filme realmente é de ação, só que está longe de ser bom.

A história narra as peripécias de D´Leh (Steven Strait) um jovem pertencente a uma tribo (que não sei o nome e, francamente, não vou pesquisar) e que morre de amores por Evolet (Camille Belle), uma outra membro da tribo que tem olhos azuis (?). A tribo espera, enterrados até os joelhos na neve sabe Deus porque, até que os mamutes apareçam e eles possam caçar. O problema é que paralelamente bárbaros tomam o lugar e raptam muitos membros da tribo, entre eles, obviamente, está Evolet. D´Leh fará de tudo para recuperar sua amada, inclusive atravessar todos os tipos de vegetação e solo disponíveis no planeta e lutar exclusivamente com animais já extintos.

O maior incômodo, entretanto, são as soluções deus ex machina em todas as esquinas da história. Aparentemente existiam centenas de profecias na pré-história e todas se encaixavam nos personagens principais desse filme. Os roteiristas (Harald Kloser e Roland Emmerich) usam coincidências e deus ex machina a exaustão, e, por fim, a inteligência do expectador é fatalmente atingida e perdemos e benevolência com o filme. Pra arrematar, o final traz a realização de uma outra profecia, desfazendo um evento grande sem a menor explicação.



4 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Conhece o programa de manipulação de imagens chamado Adobe Photoshop, pois esse filme filme foi feito nesse programa.

Não gostei também.

Abraço!!!

Anônimo disse...

Cruzes...agora que nao vejo nos cinemas...mesmo! Obrigado pelo aviso.

E sou louco para ver Caminhos Perigosos, inveja!

Ciao!

Unknown disse...

Desastre no que iz respeito a roteiro e só se salva pelos efeitos especiais.
Abraço!

Anônimo disse...

Eu tinha vontade de ver esse filme, mas agora acho que espero para ver em DVD ou algo assim...